CLIMA PESADO… Obstrução de pauta e ameaça de vice pautar Anistia faz Hugo retornar rapidamente à Câmara

O clima segue muito pesado no Congresso Nacional, com a pressão dos bolsonaristas pelo Projeto de Anistia, Fim do Foro Privilegiado e Impeachmento do ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal). E, em meio a toda turbulência registrada após a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro, o deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) teve que mudar rapidamente seus planos.

Hugo estava na Paraíba, durante o feriadão, quando foi avisado da obstrução dos trabalhos da Câmara pela oposição. De quebra, ouviu do vice-presidente da Casa, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), que iria pautar o Projeto de Anistia, caso Hugo seguisse viajando e não retomasse imediatamente os trabalhos.

Disse Altineu: “Eu, como vice da Câmara e do Congresso, sempre busquei equilíbrio e diálogo. Sempre respeitei Motta, que tem a pauta na sua mão. Diante dos fatos, já comuniquei Motta que, no primeiro momento em que eu exercer a presidência plena da Câmara, quando Motta se ausentar do país, irei pautar a anistia.”

Pelo sim, pelo não, Motta decidiu agir rápido para, primeiro, suspender a sessão desta terça-feira (05/08) e, depois, providenciar o retorno imediato a Brasília. Programou para esta quarta-feira uma reunião com os líderes da Casa, para tentar encontrar uma solução à obstrução dos trabalhos imposta pela oposição, que já avisou: só deixará a obstrução, depois de Motta pautar a Anistia e o Fim do Foro.