CLIMA QUENTE Cabo Gilberto decidiu acionar Galdino contra condução de votação do projeto para promoção de policiais militares
Esquenta o clima entre os deputados Cabo Gilberto e Adriano Galdino. A relação entre os parlamentares já vem com o fio desencapado, há muito tempo, e agora o líder da oposição decidiu acionar o presidente da Assembleia na Justiça, o que deve elevar ainda mais a temperatura.
Gilberto acusa Adriano de de não ter seguido as regras de votação da Casa determinadas pelo Regimento Interno na sessão da última terça (dia 8); “O presidente usou de manobras na hora da votação do Projeto do Executivo que reduz o tempo de promoção dos policiais militares de dez para sete anos com as emendas.”
Segundo ainda o deputado, “há duas provas inquestionáveis da manobra do presidente da Casa, que age de forma vergonhosa para defender o governador a todo custo, esquecendo que ele é o presidente de um poder independente e não líder do governo na Assembleia Legislativa”.
O presidente, segundo o Cabo, teria infringido o artigo 184 do Regimento Interno, que diz que só poderão ser feitas e aceitas reclamações quanto ao resultado de votação antes de ser anunciada a discussão ou votação de nova matéria e que a mudança do voto do deputado Galego de Sousa foi feita em tempo hábil.
E arrematou: “Ele faltou com a verdade para manipular o resultado da votação de forma escancarada. Agora, o presidente usa todo seu poder nos portais da mídia para alegar publicamente que a emenda é inconstitucional, opinião que respeito, faz parte do parlamento, mas a votação do plenário é soberana”.