CLIMA QUENTE NA UFPB (vídeo) Estudantes fazem protesto e se acorrentam na reitoria contra nomeação de reitor

Segue a polêmica na Universidade Federal da Paraíba após a nomeação do professor Valdiney Veloso pelo presidente Bolsonaro. No final da tarde desta quinta (dia 5), estudantes e servidoresda instituição realizaram um ato público em protesto com uma caminhada e, ao final, alguns, pelo menos quatro, chegaram a se acorrentar na reitoria. Valdiney ficou em 3º na consulta realizada pela comunidade acadêmica.

 Valdiney (e a vice-reitora Liana Filgueira Albuquerque) integrou a lista tríplice,  ao obter 106,496 votos (5,35%), na consulta realizada pela comunidade de professores e técnicos administrativos. A lista tinha Terezinha Domiciano (Mônica Nóbrega), em 1º lugar com 964,518 votos (48,44%), além de Isac Almeida de Medeiros (Regina Celi Mendes Pereira), com 920,013 (46,21%).

Ao ser indagado sobre a reação à sua nomeação, o novo reitor, que tomará posse dia 11, disse que irá pautar sua gestão contemplando todos os segmentos ideológicos, e ainda considerou normal a resistência de “alguns setores, isso faz parte do processo democrático, onde sempre há oposição”.