Estava claro que, em algum momento, seria assim. Após defender uma frente ampla em Campina Grande, inclusive com apoio a uma eventual candidatura do deputado Veneziano a prefeito, por ser o nome em tese mais viável, eis que o PSB apresenta sua fatura: o partido apoia o PMDB em Campina, desde que receba o apoio dos peemedebistas em João Pessoa.
O PSB revela como o DNA do governador Ricardo Coutinho preside suas decisões. Ricardo anuncia o apoio do seu partido ao PMDB em Campina, mas cobra reciprocidade em João Pessoa, onde o governador ambiciona reconquistar a hegemonia política numa eventual disputa contra o prefeito Luciano Cartaxo. Na prática, Ricardo quer fulminar a pré-candidatura do deputado Manuel Júnior.
Fica fácil compreender por que o deputado Gervásio Maia quer tanto assumir o comando do PMDB em João Pessoa e por que defende tanto a aliança com o PSB. Na condição de um dos principais aliados do governador, Gervásio expõe sua afinação com a estratégia do PSB de RC. A própria deputada Estela Bezerra chegou a afirmar na Assembleia que Gervásio seria o vice dos sonhos do seu partido.
Nessa operação, uma eventual candidatura de Júnior é um obstáculo de peso. Com três candidaturas (Luciano Cartaxo, Manuel Jr e um nome do PSB), fica mais complicado para o governador vencer a disputa em João Pessoa. Na disputa de 2012, não conseguiu sequer levar sua candidata Estela para o segundo turno. Se bem que, agora, as circunstâncias são outras.
De qualquer forma, fica o recado no ar.
Adriano mandou recado – O deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia, que, na próxima semana, deve assumir interinamente o Governo do Estado, foi o porta-voz do PSB. Segundo ele, “se o PSB pode fazer um gesto em Campina Grande, apoiando a candidatura do PMDB, o partido pode também pode exigir um gesto em João Pessoa, cobrando reciprocidade de apoio do PMDB ao PSB, isso é possível e até mesmo natural”.