“Com a decisão do Supremo o Ministério da Integração já poderá reiniciar as obras do Eixo Norte”, diz senador
Foi certamente a melhor notícia para milhões de nordestinos do Sertão, que aguardam com ansiedade a conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição. E o Supremo Tribunal Federal agiu em sintonia com esse anseio dos nordestinos, ao cassar a liminar que vinha suspendendo a licitação para retomada das obras, após recente licitação realizada pelo Governo Federal.
Segundo o senador Cássio Cunha Lima, um dos primeiros a anunciar a decisão do Supremo em redes sociais, “a decisão não poderia ser mais acertada, afinal os nordestinos não poderia seguir penalizados por uma pendenga judicial”. Conforme o senador, “a partir dessa decisão, o Ministério da Integração irá adotar as providências para imediato reinício das obras”.
As obras estavam suspensas desde abril, quando o Tribunal Regional Federal da 1ª (TRF-1) concedeu liminar favorável ao consórcio formado pelas empresas Passarelli, Construcap e PB Engenharia, que foi desclassificado, embora tenha apresentado a melhor proposta (em termos de valores) na concorrência para a execução do Eixo Norte.