Com mensalão e tudo: Dilma atropela Aécio e Campos
Impressiona de fato a vitalidade política da presidente Dilma Roussef. A julgar como verdadeiros os números da última pesquisa Ibope publicada nesta segunda (dia 18). Mesmo em meio ao tornado dos petistas mensaleiros condenados e presos, a presidente segue incólume. É como se não fosse atingida pela enorme indignação dos brasileiros em relação aos seus colegas de partido.
Como já dito antes, Dilma foi quem, claramente, fez a leitura mais precisa das ruas nas manifestações de junho. Saiu à frente e conseguiu sobreviver à onda de protestos, tanto que só tem crescido desde então, após ter sofrido uma baixa considerável. A pesquisa Ibope coloca a presidente (com 43%) como favorita para vencer a disputa de 2014, em primeiro turno e em qualquer cenário.
Não é pouco. Considerando que, nas últimas semanas, foi o governador Eduardo Campos quem conseguiu criar o fato de maior impacto, com a adesão de Marina Silva ao PSB. Mas, pelo visto, após um crescimento apenas tímido, Campos voltou a cair e segue estabilizado em terceiro, com apenas 7%. Já o senador Aécio Neves permanece em segundo, patinando nos 14%.
Pelo que se pode depreender, a menos que ocorra um fato novo de grandes proporções até a eleição do próximo ano, a presidente Dilma seguirá amplamente favorita. A preço de hoje, não há um nome consolidado a ponto de ameaçar seu projeto de reeleição. Ainda mais que o pior (para o PT) já passou com o desfecho do mensalão. Daqui pra frente, a tendência é que as pessoas passem da indignação à comiseração.