COM PEDÁGIO… Governo federal prevê concessão da BRs da Paraíba para a iniciativa privada
O governo Lula avalia a concessão de estradas federais para gestão da iniciativa privada, na Paraíba. Na lista estão as BRs 101, 116, 230 e 304, que poderão ser liberadas, por meio de concessão, para que empresas sejam responsáveis pela manutenção e, consequentemente, cobrem pedágio pelo tráfego de veículos. A informação é do Ministério dos Transportes.
A iniciativa é resultado Brasil do Road Invest, recente evento realizado pelo Ministério, em São Paulo, e que apresentou a proposta de uma nova política para o setor. Várias alternativas foram propostas.
Free Flow – A adoção da obrigatoriedade da cobrança automática de pedágios até o quinto ano da concessão também é um dos pontos da proposta. Nesse modelo, os usuários pagam a tarifa a partir do monitoramento de tags ou da placa do veículo.
Outras novidades envolvem o uso de drones, telemedicina, 5G, câmeras com tecnologia OCR e pesagem automática em movimento. Haverá pontos de recarga para veículos elétricos em cada posto de Serviço de Atendimento ao Usuário e Ponto de Parada e Descanso.
Leilões – Somente em 2023, o Ministério dos Transportes prevê a publicação de cinco editais que somam R$ 66 bilhões, entre novos investimentos e despesas operacionais em 30 anos de contratos. As melhorias somam 1.027 quilômetros de duplicações que devem gerar 460 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Todos os estudos que atestam a viabilidade dos empreendimentos foram estruturados pela Infra S.A.
(mais em https://tinyurl.com/2fnc4yhx)