Com “piores salários do País” agentes penitenciários convocam Assembleia e podem decretar paralisação
Os agentes penitenciários da Paraíba, que, além de perceberem os piores salários do País, também são os únicos a não terem um plano de cargos, carreira e remuneração, irão promover na próxima segunda (dia 22), mais uma assembleia geral, em que estará em pauta novas mobilizações e a possibilidade da aprovação de um indicativo de greve.
Diz nota da Associação: “Hoje os agentes penitenciários da Paraíba possuem o pior salário do país, nossos rendimentos chegam a ser a metade de alguns Estados vizinhos do Nordeste, além de sermos também os únicos agentes prisionais a não possuir um Plano de Carreira em todo o Brasil, absurdo.” Afora, reforça a nota, as precárias condições de trabalho.
Segundo nota da Agepen, não há armamentos para os agentes, “os poucos existentes foram adquiridos ainda na gestão passada e, com o passar dos anos e o aumento considerável da população carcerária no Estado, se tornaram insuficientes e obsoletas. Há unidades que a arma do Agente é um revolver 38, que quanto municiado o são com munições vencidas. Há ausência ainda de munições e meios menos letais para o uso do dia a dia. Chega-se a usar munições de treino, pois não existem, assim como armamentos, munições suficientes.”
Assembleia – A assembleia geral será realizada a 22 de janeiro de 2018, às 09:30 horas, no Auditório do Edifício Empresarial Plaza Center, situado na Avenida João Machado, nº 553, 8º andar, em frente ao Fórum Civil da Capital.