COMBATE À CORRUPÇÃO Coordenador do Gaeco faz conferência em DF sobre tecnologia usadas em operações como a Calvário
O procurador Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra do Crime Organizado) fará palestra, em Brasília, sobre tecnologias inovadoras no trabalho de investigação. Essas inovações serão apresentadas na Innova Summit 2019, considerada a maior conferência na área de inovação da América Latina. O evento acontece em Brasília, na próxima quinta (dia 3).
Octávio vai discorrer, especialmente, sobre como como essas tecnologias têm ajudado nas investigações dos promotores, principalmente, no combate à corrupção. Os sistemas Pandora, o Ariel e o DNA são exemplos de ferramentas que têm sido disponibilizadas para membros do sistema de Justiça., com resultados muito efetivos, que resultado em operações bem-sucedidas como a Calvário.
O sistema Pandora, lembra o procurador, usa modelos de análise de grande volume de dados que permitem a detecção, de forma sistemática, dos riscos de crimes contra a administração pública, no âmbito dos gastos dos governos estadual e municipais, no Estado.
Esses protótipos desenvolvidos pelo NGCSI (Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional), do qual Octávio também é coordenador, demonstraram tanta viabilidade técnica que já estão sendo usados por outros Ministérios Públicos, como os do Rio de Janeiro e do Paraná.
Evento – A Innova Summit vai contar com mais de 90 palestrantes, nove painéis de debate e mais de 40 horas de informação voltada para o tema inovação. Os principais temas que serão discutidos são: Novas tecnologias, comunicação digital, compliance, impacto social, capitalismo consciente, investimento em tecnologia, inteligência artificial e big data.