COMBATE À PANDEMIA Hospital Universitária reabre maternidade interditada desde o último dia 30
O Hospital Universitário Lauro Wanderley decidiu retomar, nesta quinta (dia 6), a assistência na maternidade, que estava suspensa desde 30 de julho, após quatro bebês testarem positivo (com dois óbitos). Segundo o HU, o retorno das internações na maternidade será gradual, utilizando-se dos protocolos de acesso já estabelecidos pela Comissão de Controle da Infecção Hospitalar e Comitê Operativo de Emergência ao enfrentamento da Covid-19.
De acordo com Moisés Diogo de Lima, da Gerência de Atenção à Saúde, a proposta do Hospital Universitário de retomar as atividades assistenciais foi acatada pelo Ministério Público paraibano, nas esperas estadual (MPT), federal (MPF) e do Trabalho (MPT), durante audiência por videoconferência realizada na última segunda-feira.
Em relação às crianças internadas que foram contaminadas pela Covid-19, Moisés refutou a hipótese de que teria havido falha por parte da instituição: “Em momento algum! A infecção pela Covid-19 está presente em todos os ambientes; no transporte público possivelmente, nos supermercados, enfim, onde existe aglomeração. O grande problema são as pessoas assintomáticas, que naturalmente desconhecem ser portadoras do vírus e, assim, transmitem a infecção.”