Combate ao câncer: uma luta que deveria ser de toda classe política
Existem alguns temas que boa parte da classe política desmerece ou até desdenha, talvez por que não dê tantos votos, mas que, na verdade, simbolizam o que realmente deveria ser o trabalho parlamentar no interesse dos que precisam. Caso da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. Tema árido, mas que atinge uma faixa considerável da população.
Só os pacientes portadores de câncer e seus parentes sabem o que são obrigados a passar em busca de uma assistência decente, ante um sistema tão deficiente de saúde. Por isso, não dá pra não destacar a ação do deputado Ruy Carneiro, que teve a iniciativa em torno dessa frente parlamentar, com o objetivo de acompanhar e fomentar o tratamento de câncer no País.
E não apenas o tratamento, mas especialmente as ações de prevenção que, na maioria dos casos, eleva consideravelmente a perspectiva de cura dos pacientes. Segundo o deputado, essa iniciativa parlamentar visa promover uma “a articulação intersetorial, sobretudo junto à política pública de assistência social, influindo no processo das comissões temáticas da Câmara e do Senado Federal.”
Lembra o deputado Ruy, presidente da Frente, que a incidência de câncer no Brasil é, preocupantemente, crescente e já representa a segunda maior causa de morte no Brasil: “Estima-se que em 2020 o número de novos casos anuais, no mundo, supere os 15 milhões e pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente poderiam ser prevenidos.”