Compesa rebate Blog, nega privatização mas confirma licitação pra terceirizar esgotos
A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) acaba de postar em seu twitter, afirmando que a empresa não será privatizada pelo governador Eduardo Campos, conforme Diário Oficial do último dia 25 de maio.
Porém, a empresa confirmou a realização licitação para transferir o sistema de esgotamento sanitário da região metropolitana de Recife, além de Goiana (total de 15 municípios) para a iniciativa privada, pelos próximos 30 anos.
A mensagen da empresa veio em resposta a notícia veiculada pelo Blog, reproduzindo matéria registrada no Diário Oficial de Pernambuco, em que estão explicitados os termos para a bilionária transação público privada.
Na prática, grupos privados serão encarregadas de realizar as futuras obras de saneamento em parceria com o Governo de Pernambuco, sendo que, por 30 anos, eles terá o direito de cobrar pelas contas de esgotos.
O edital de licitação foi anunciado pelo próprio governador Eduardo Campos, conforme o DOE e o próprio site da empresa. Eduardo Campos prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões, ao longo de 12 anos de realização das obras.
Há a especulação de que a Paraíba pode seguir o exemplo de Pernambuco, ante toda a mobilização do governador Ricardo Coutinho, nos últimos dias, para apressar a aprovação de empréstimo pela Assembleia “para sanear a empresa”.
Alguns parlamentares já se manifestam contra essa possibilidade. A deputada Olenka Maranhão, por exemplo, já avisou que mobilizará a população contra o Governo, se Ricardo Coutinho seguir o exemplo de Eduardo Campos, de quem segue orientação política.