Condenação de Cássio no TSE pode sobrar para Ricardo no TRE
Confesso que ainda não entendi, meu caro Paiakan, porque tem tanto ricardista comemorando a condenação do senador Cássio Cunha Lima, pelo Tribunal Superior Eleitoral, com multa de R$ 106 mil, por uma ação que vem da eleição de 2006. Cássio, como se sabe, foi condenado por ter gastado com publicidade, acima do permitido pela legislação.
A legislação eleitoral, como se sabe, trata como crime de responsabilidade e improbidade, o gestor que, em seu último ano de mandato, e sendo candidato à reeleição, gastar com propaganda e publicidade mais do que a média dos três primeiros anos. A verdade é que, dentre as 15 ações judiciais contra Ricardo, decorrentes da última eleição, uma delas é precisamente por esse mesmo motivo…
Ou seja, a partir de dados colhidos pelo Tribunal de Contas do Estado restou a constatação de que o governador Ricardo Coutinho gastou, em 2014, muito acima do que a legislação permite. Com isso, fica o alerta para o governador e seus aliados: se o TSE, mesmo com um atraso colossal, condenou o tucano com multa (poderia ser cassação, se não tivesse sido cassado), então é de se esperar que algo similar (ou pior) ocorra com Ricardo Coutinho.
É certo que, em breve, a ação contra Ricardo será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba que, certamente, seguirá a simetria da decisão do TSE. E então pode sobrar para Ricardo. O que não deixa de ser uma ironia. De fato, meu caro Paiakan, não entendi a comemoração dos ricardistas… Era mais o caso de se acautelarem.