Conflito entre deputados leva ministro da Integração cancelar visita à Paraíba
Esse episódio do cancelamento da vinda do ministro Gilberto Occhi (Integração Nacional) bem revela o comportamento da nossa classe política. O ministro viria discutir ações de enfretamento à seca que assola o Estado nesta sexta-feira (dia 12) e faria uma exposição na Assembleia. Mas, no meio do caminho havia três deputados em conflito: Daniella Ribeiro (PP), Jeová Campos (PSB) e Anísio Maia (PT).
Daniella foi a responsável pelo convite ao ministro e esperava presidir a sessão de discussão sobre os programas e recursos do Governo Federal para combate à estiagem destinados à Paraíba. Mas, o deputado Jeová Campos, por ser presidente da Frente Parlamentar da Água, não aceitava que a sessão fosse comandada por Daniella, então decidiu desconvidar o ministro, alegando a ausência de vários deputados. Jeová, porém, não contava com a astúcia de Anísio…
Maia passou os últimos dias, criticando a visita do ministro, sob a alegação de que “se ele não tem mais recursos para destinar ao Estado e logo, não adianta vir apenas fazer turismo”. E ainda segundo Anísio, essa questão da ausência de alguns deputados seria resolvida. Bastava a casa convocar que eles estariam presentes. Foi um choque para Jeová, sem dúvida. Que foi desmentido.
De permeio, houve ainda um curioso ofício do deputado Anísio ao ministro, em que desaconselha sua visita “desacompanhada de ações concretas e imediatas do Governo Federal, servirá apenas, infelizmente, para promoção de determinadas figuras políticas e para divulgação de ilusões para um povo já muito enganado ao longo de décadas”. Numa alusão à deputada Daniella, filiada ao mesmo PP de Occhi.
Já em seu ofício ao ministro, Jeová também alega que estaria ausente, por estar acometido da virosa Chikungunya.
Resumo da ópera – Claro que toda essa pendenga envolvendo os três deputados chegou aos ouvidos do ministro e fez sucesso em Brasília, na forma de uma pequena crônica sobre a política local. É uma pena que o ministro não possa vir. Poderia até não ter muito o que apresentar, como tem sido regra nos últimos tempos com o Ministério da Integração, mas pelo menos poderia ouvir umas poucas e boas de Anísio Maia.