Constrangimento: RC transforma solenidade do TJ em palanque político
Constrangimento na tarde desta quinta-feira (dia 21), durante assinatura de um termo de cooperação técnica entre o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão e a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. O que era pra ser uma solenidade formal no TJ acabou se transformando em palanque pelo governador Ricardo Coutinho.
Enquanto a desembargadora Fátima e o ministro Falcão falaram poucos minutos, o governador fez um discurso político de quase meia hora, em que contestou números que o Ministério da Justiça divulgou sobre a violência na Paraíba, repercutidos pela mídia nacional. Ele chegou a dizer que a Paraíba era o Estado que mais reduziu a criminalidade, em dois anos.
Era visível o constrangimento, já que a solenidade foi para celebrar a cooperação, visando dar celeridade a julgamentos de processos de crimes dolosos contra a vida, visando combater a impunidade, nas comarcas de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Campina Grande, que entrarão em regime de esforço concentrado, a partir do próximo mês, até o dia 19 de dezembro.
Nos últimos dias, a mídia nacional tem noticiado as condições em que se encontra a segurança pública no País, e tem dado destaque especial aos Estados, como a Paraíba, onde a situação é ainda mais grave. Segundo relatório do Ministério da Justiça, na Paraíba há apenas um colete a prova de balas para quatro policiais e o número de armas é praticamente a metade do efetivo.
O deputado Manuel Júnior, inclusive, anunciou, esta manhã, em Brasília, que pretende solicitar intervenção federal na área de Segurança Pública da Paraíba, diante da precariedade do setor: “O Governo do Estado já mostrou que não tem competência para conter a escalada de violência na Paraíba, onde o cidadão vive amedrontado e refém da bandidagem.” Mais em bit.ly/11XdX5E .