O deputado Luiz Couto (PT) não se pronuncia, diretamente, sobre uma eventual condenação de Jair Bolsonaro, pelo Supremo Tribunal Federal, mas considera o ex-presidente responsável, inclusive, pelos atos de 8 de Janeiro, que culminou com a destruição de patrimônio público, em Brasília.
“Bolsonaro não é um político, é o líder do golpe, um homem que, cercado por generais, delegados e milicianos de colarinho branco, arquitetou um golpe covarde contra o povo brasileiro. Alimentou o ódio que culminou no terrorismo de 8 de janeiro”, tem declarado o petista.
O deputado também rebate alegações de que o STF não teria legitimidade para julgar o caso ou de que o ministro Alexandre de Moraes seria parcial: “Parcial é quem tenta calar a Constituição com tanques e togas sujas de sangue. Aos que ainda defendem esses criminosos, digo: acordem!”
Couto também se posiciona contra o projeto de Anistia, inclusive para Bolsonaro: “A História registrará o dia em que a Justiça brasileira enterrou de vez o pesadelo autoritário. Aos acusados, resta uma escolha: aceitem a culpa ou apodreçam na cadeia.”