CPI DO INSS… Oposição elege presidente e relator da comissão e enfraquece politicamente Hugo e Alcolumbre

A oposição se articulou e conseguiu derrubar nome indicado pelo deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos), como relator da CPMI do INSS, que foi instalada no Congresso.

Hugo, no entanto, deixou evidente que a derrota não foi só sua, também do senador Davi Alcolumbre (União-AP), que também viu seu indicado como presidente ser apeado do posto na comissão e, especialmente, do Governo Lula que saiu no prejuízo.

“Foi uma falha na articulação política do governo, dos partidos. Teve esse ingrediente de estarmos todos no mesmo bloco ainda, então um deputado de um partido de base aliada falta, então necessariamente quem o substitui é um colega de partido. Foi isso que aconteceu”, disse Motta.

Davi, como se sabe, havia indicado o senador Omar Aziz (MDB-AM) para presidir os trabalhos. Deu o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Hugo havia sugerido o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), mas a oposição conseguiu emplacar o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).

Com isso, os trabalhos da CPMI iniciam com o controle da oposição, e o enfraquecimento político de Hugo, Alcolumbre e o Governo Lula.