CPMI DO MASTER Até onde se sabe, nenhum senador da Paraíba assinou o requerimento e, na Câmara, apenas Cabo Gilberto

Pelo menos até o início da semana, meu caro Paiakan, nenhum senador da Paraíba havia assinado o requerimento que pede a instalação da CPMI do Banco Master. E, na Câmara Federal, apenas o deputado Cabo Gilberto (PL) havia subscrito o documento.

Segundo o deputado Carlos Jordi (PL-RJ), o pedido já conta com o apoio de 42 senadores e 238 deputados federais, e já foi protocolado junto à Mesa Diretora do Senado para investigar supostas irregularidades envolvendo a instituição financeira, entre elas, o aporte de recursos de fundos de previdência de servidores públicos.

Diferentemente das CPIs (na Câmara ou no Senado) que obedecem uma fila cronológica de requerimentos, a CPMI, por envolver deputados e senadores, não está sujeita à ordem de instalação, o que pode facilitar o início dos trabalhos, desde que o requerimento seja lido em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Toffoli – Alvo das investigações, caso a CPMI seja instalada, o ministro Dias Toffoli deixou a relatoria, após uma reunião tensa dos ministros do Supremo Tribunal Federal, na noite desta quinta-feira (12/02), após relatório da Polícia Federal apontar relação suspeita com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Além da CPMI, Toffoli já acumula 26 pedidos de impeachment no Senado.