Criador de partidos (foram oito) cria mais um, o PISC
Nem bem assentou a poeira das urnas, e já tem partido novo saindo do forno. Encontra-se em fase de coleta de assinaturas um documento que reivindica, junto ao Superior Tribunal Eleitoral, a criação do PISC (Partido da Integração Social e Cidadania). Seria o 29º a se instalar no País, depois do recente partido Novo, criado antes da eleição.
Apesar da maioria dos cientistas políticos, analistas e líderes parlamentares opinarem que essa grande quantidade de partidos pode tornar o Congresso ingovernável, a legislação permite e os interessados estão em campo para viabilizar sua criação. É possível que, no início do próximo ano, esse número chegue a 30, com a criação do Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.
O Rede não foi criado, por falta de assinatura no prazo legal, mas é bastante provável que após o distanciamento de Marina com a direção do PSB, o projeto seja retomado.
Criador de partidos – O suplente PISC está sendo criado pelo suplente de vereador Marcílio Duarte (Mairinck – SP), que é apontado como recordista nacional em criação de partidos. Dos seus fornos já saíram PSL, PGT, PTN, Prona, PTR, PSC, PST e Solidariedade (SDD).