DÁ PRA ACREDITAR? Uma pesquisa dá Lula 12% à frente, a outra traz Bolsonaro com vantagem de 13%
Se a ideia é confundir o eleitor, as mais recentes pesquisas estão conseguindo, meu caro Paiakan. Veja o caso dos mais recentes números divulgados pelos institutos Datafolha e Brasmarket.
A amostragem do Datafolha foi encomendada pela Globo e Folha de São Paulo. Já a pesquisa do Barasmarket foi contratada pela Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro.
Segundo o Datafolha, apesar da diferença ter diminuído nos últimos dias, o candidato Lula (PT) aparece na liderança da intenção de votos com 45% contra 33% atribuídos a Bolsonaro (PL). Uma margem de 12% em favor do petista.
No mesmo período, o Brasmarket traz Bolsonaro, com 43,5%, seguido pelo ex-presidente Lula, com 30,5%. Os números sinalizam uma diferença em favor do presidente de 13%.
Como se vê, a diferença entre os números dos dois institutos surpreende. Há, entre eles, uma distância de 25%. Ou seja, um dos dois está redondamente enganado. Ou provavelmente os dois, meu caro Paiakan.
Então, se o proposito é confundir o eleitor, especialmente, aquele que opta pelo voto útil, as pesquisas não têm ajudado. Talvez o eleitor deve se precaver, desconhecer as pesquisas, e votar conforme suas próprias convicções e avalições da realidade.