DADOS DO IBGE Varejo da Paraíba mantém em setembro 2ª maior alta do País pelo terceiro mês seguido
Pesquisa realizada pelo IBGE indica que as vendas do varejo paraibano no mês de setembro mantiveram a 2ª maior taxa de crescimento do País e pelo terceiro mês seguido. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio mostram ainda que o volume de vendas do comércio varejista da Paraíba expandiu 13% em setembro sobre o mesmo período do ano passado.
O ranking nacional traz o Amapá na liderança com expansão de 14,5%, enquanto o País apresentou média de crescimento de 2,1%, no mesmo comparativo. Nos meses de julho e agosto, a Paraíba também registrou o segundo maior crescimento, o que sinaliza para a consolidação deste segmento da economia do Estado, que segue aquecida também em outros setores.
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o volume de vendas do comércio varejista paraibano manteve alta de dois dígitos de crescimento (11,2%), ficando também com a segunda maior taxa do País, liderada por Amapá (20,3%). Já o Brasil apresentou alta de 4,5% no acumulado dos nove meses deste ano.
Atividades – Entre as oito atividades pesquisadas, quatro apresentaram resultado positivo em setembro, segundo o IBGE: Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Combustíveis e lubrificantes, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
“Este patamar de crescimento reflete que o excelente momento da Paraíba e não é algo eventual ou pontual em 2024, mas uma consequência de um trabalho de cinco anos do Governo do Estado de manter uma gestão fiscal equilibrada e, consequentemente, os investimentos em políticas públicas de saúde, educação, segurança e em áreas estruturantes do Estado”, pontuou o secretário Marialvo Laureano (Finanças).
Pesquisa – A Pesquisa Mensal do Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.