DE RICARDO PRA RICARDO – O dia em que Coutinho homenageou Lewandowski com medalha e anunciou projeto de tornozeleiras
Pouca gente lembra, mas em agosto de 2015, o ministro Ricardo Lewandowski, então presidente do Supremo Tribunal Federal, recebeu, das mãos de Ricardo Coutinho, então governador reeleito, a medalha do Mérito do Estado da Paraíba Governador Antônio Mariz.
Lewandowski também recebeu homenagens do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa. Emocionado, o ministro agradeceu as honrarias: “Vou honrar para o resto de minha vida tais homenagens e sei que as recebo não como pessoa física, mas como chefe maior do Poder Judiciário nacional.”
Tornozeleiras – A ironia foi que, na ocasião, Ricardo destacou o Projeto Audiência de Custódia com o objetivo de reduzir a superpopulação carcerária, comentando que a Penitenciária Média de Mangabeira teria (naquele tempo), aproximadamente, 600 apenados e que, por meio desse projeto, “o sistema poderia utilizar tornozeleiras para ter mais controle sobre os apenados que saem durante o dia e voltam à noite no sistema semiaberto”.
O ministro Lewandowski, por sua vez, ressaltou que o projeto refletirá nos cofres do Estado da Paraíba e pontuou que sem o apoio decisivo do governador Ricardo Coutinho isso não seria possível.
As postagens estão em portal da Procuradoria-Geral do Estado (mais em http://bit.ly/3bh74Ee e http://bit.ly/3qk3BZR)