DE SAÍDA DA UP… Cícero se articula com Veneziano, mantém apoio a João pro Senado e deve anunciar novo partido já já

Os últimos dias têm sido intensos de especulações envolvendo personagens como, especialmente, o prefeito Cícero Lucena. Tudo porque, como se sabe, meu caro Paiakan, a federação União Progressista, na qual Cícero é filiado, tem já um candidato natural para a disputa ao Governo, que é o vice Lucas Ribeiro, que deve assumir o Governo em abril do próximo ano, com a saída do governador João Azevedo (PSB) para disputar o Senado.

Como Cícero já externou, de forma inequívoca, a determinação de disputar o Governo, ancorado nas pesquisas até agora veiculadas, fica inviável a sua permanência na UB. Dai as muitas especulações indicando sua saída do agrupamento para ancorar sua candidatura em outra legenda. E Cícero tem circulado, recentemente, com alguns personagens da oposição, especialmente o senador Veneziano Vital do Rego (MDB).

Segundo informações de bastidores, Veneziano teria convidado Cícero para retornar ao MDB, onde teria o amparo para formalizar sua candatura, desde que assuma apoio à reeleição do senador em 2026. O que parece não ser problema. Um cenário que parece pavimentar a filiação de Cícero ao MDB. Mas, afora o MDB, há convites de outros partidos. E, talvez, apenas talvez, Cícero esteja neste momento avaliando qual a melhor alternativa.

O detalhe é que Cícero já anunciou que, independente do caminho que vier a seguir, está assegurado o apoio à candidatura do governador João Azevedo ao Senado. O que parece não incomodar a Veneziano. É possível, portanto, que seja apenas questão de tempo para o prefeito anunciar seu desembarque da UB e formalizar ingresso numa legenda que, de um lado garanta sua candidatura ao Governo, de outro não embarace seu apoio a João.

Foi neste contexto que Cícero, no final de semana, esteve com Veneziano no Brejo, e, na noite desta segunda-feira (01/09), esteve com o senador na posse do novo procurador-geral de Justiça. Leonardo Quintans.