Democracia online da Câmara de João Pessoa volta a ser destaque nacional
Se o vereador Marcos Vinicius, presidente da Câmara, tinha modestas pretensões de estadualizar seu nome para eventuais embates futuros, terminou ganhando como efeito colateral uma repercussão nacional. Nos últimos tempos, seu trabalho à frente da Câmara tem ocupado espaços na mídia nacional, pelo pioneirismo de ações como a Virada Legislativa. Especialmente o uso de ferramentas que instituem a chamada democracia online.
Neste final de semana, a Folha de São Paulo voltou a destacar o trabalho: “Em uma iniciativa pioneira, a Câmara Municipal de João Pessoa permitiu que projetos de iniciativa popular sejam apresentados por meio de tecnologias como o aplicativo “Mudamos”. A plataforma permite que os cidadãos proponham textos para apreciação nas Casas Legislativas. E a autenticidade da assinatura pode ser verificada pela tecnologia “blockchain” –sistema capaz de criar banco de dados único, seguro e certificado.”
Marcos Vinicius revelou à Folha: “Conhecemos o projeto do Mudamos exatamente por meio da internet. Dali despertamos aqui na Câmara a necessidade de ter esse diálogo exatamente com o Márlon [Reis], juiz aposentado, que trouxe a [Lei da] Ficha Limpa para o país. Foi um momento muito bacana civicamente. A câmara que se mobilizou, a cidade que se mobilizou com esse projeto. Foi algo encantador e que ficou realmente e que hoje já é uma realidade dentro da nossa cidade.”
Outro entusiasta do projeto, o vereador Lucas de Brito destacou: “Em 2015, por ocasião dos debates da reforma política, a Câmara Municipal instituiu uma comissão especial de estudos. Tive a honra de ser o presidente à época e iniciamos um debate acerca de contribuições que a casa legislativa poderia encaminhar para o Congresso Nacional. Dentre as contribuições surgiu essa ideia de facilitar o exercício da democracia direta com o uso da tecnologia.”
Mais em https://goo.gl/9k7j8W