Demora na posse de Dunga levanta suspeitas sobre ação de governistas
Comentários que circulam nos bastidores da Assembleia indicam que setores do Governo RC estariam operando para tentar manter o deputado Genival Matias (PTdoB) na Casa. Uma ação que, pelo menos em tese, impede a posse de Carlos Dunga (PTB). E Dunga imagina que já deveria ter assumido a vaga na Assembleia.
“Eu só me queixo porque já perdi dois anos de um mandato legitimamente conquistado nas urnas, por vontade das pessoas que me confiaram seu voto”, lamenta Dunga. Com a saída de Genival, o Governo RC perde um voto na Assembleia. Dunga não adiantou em que bancada irá se situar uma vez empossado deputado.
Desde o ano passado, o TSE decidiu que o TRE da Paraíba deveria recontar os votos dados para deputado estadual, após legalizar votação do candidato Oswaldo Venâncio (Bado). Com isso, Carlos Dunga assumiria a titularidade do mandato, no lugar de Genival.
Inclusive, o TRE até já procedeu a recontagem dos votos, após a alteração do coeficiente eleitoral, que favoreceu a Dunga. Bado obteve 17.643 votos e, inicialmente, foram considerados nulos, por ter sido atingido pela Lei da Ficha Limpa.
Posteriormente, o TSE deliberou que Bado não feriu a Lei 135, então mandou validar os votos dados ao ex-candidato.