Deputada propõe criação de CPI do Trauma (ou da Cruz Vermelha gaúcha)
A deputada Daniella Ribeiro está propondo a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com o objetivo de apurar irregularidades no Hospital de Trauma e sua terceirização com a Cruz Vermelha gaúcha. As irregularidades constam de um relatório preliminar apresentado por auditores do Tribunal de Contas do Estado.
Daniella decidiu defender a criação a CPI do Trauma, após a sessão especial desta quarta (dia 7), quando o secretário Waldson de Sousa (Saúde) prestou esclarecimentos sobre as denúncias apresentares pelos deputados, com base na auditoria do TCE. Waldson afirmou que a auditoria é preliminar e que o Governo irá apresentar sua defesa até o dia 12 de maio.
Os deputados esperavam que as explicações do secretário Waldson pudessem esclarecer as denúncias, mas eles consideraram insuficientes. Segundo o deputado Trócolli, “o secretário não deu as explicações necessárias para as varias irregularidades encontradas pelos auditores do TCE, limitou-se a afirmar que fará a defesa do Estado no prazo”.
Há poucos dias, ante os indícios de que os deputados poderiam protocolar pedido de criação de uma CPI, o governador Ricardo Coutinho chegou a afirmar que “podem apresentar um caminhão de CPIs”, que o seu Governo não teme.