Deputado cobra providências do governador contra a constante falta de medicamentos para diabéticos
Têm sido constantes as denúncias de pacientes diabéticos, reclamando da falta de medicamentos na Secretaria de Saúde do Estado. O caso levou o deputado Janduhy Carneiro a cobrar, publicamente, do governador Ricardo Coutinho uma providência, no sentido de regularizar a distribuição dos remédios, que são de uso contínuo: “Sem medicamentos, essas pessoas correm risco de vida.”
Segundo Janduhy, os portadores de diabetes voltaram a enfrentar dificuldades para receber gratuitamente insulina: “No Cedmex, da Secretaria Estadual de Saúde, a insulina Lantus está faltando há mais de um mês e, a Novorapid, está em falta há mais tempo ainda. Quem precisa dos dois tipos de insulina e toma em média de três a quatro doses diária está seriamente prejudicado”, lamentou o deputado.
E pontuou: “Um portador de diabetes revelou, ao me procurar nesta Casa, que fez a denúncia e procurou o Ministério Público Estadual. Ele relatou que tinha acabado de sair do Cedmex e lá foi dito que não há o medicamento e, muito menos, previsão para o reabastecimento”,
Muitos pacientes não tem condições financeiras de comprar, pois cada caneta de insulina custa em média R$ 150 na rede privada e o Novorapid tem o valor de R$ 45. Sem falar nos insumos como agulhas e fitas para medir a glicemia diariamente. “Espero que sejam tomadas as devidas providências urgentemente para não prejudicar ainda mais quem precisa”, arrematou.