Deputado vai denunciar favorecimento de cearense no Governo RC
O deputado Janduhy Carneiro, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, decidiu acionar o Ministério Público, para denunciar que o Governo Ricardo Coutinho contratou sem licitação a empresa Facilty Card, que opera com empréstimos consignados de servidores, beneficiando um aliado, o deputado cearense Mário Feitoza.
Mário, apesar de ser filiado ao PMDB, tem aliança com o PSB do governador Cid Gomes, que mantém laços estreitos com seu colega de partido RC, segundo Janduhy. O contrato foi assinado em 5 de setembro de 2011 pela secretária Livânia Farias, sob a rubrica de “cooperação técnica”, para fugir da obrigatoriedade da licitação, conforme o parlamentar.
O contrato está em nome da empresa MCF – Promotora e Administradora de Créditos e Cobranças (Facilty Card é o nome de fantasia), para concessão de empréstimos consignados (com desconto em folha) aos servidores estaduais, em regime de exclusividade. “Trata-se de um flagrante à legislação, que obriga a realização de licitação, além do mais, está claro o favorecimento do deputado aliado”, sustenta Janduhy.
Janduhy, porém, vai precisar de um extraordinário poder de persuasão para convencer o Ministério Público a acatar sua denúncia. Não tem sido a regra do MP nos últimos tempos.