Deputado desmente Governo sobre leitos: “Números do Datasus são outros”
O governador Ricardo Coutinho não terá vida fácil nestas eleições. Até por ser vitrine. Ainda mais quando desafia os adversários a uma comparação de desempenho administrativo. O problema é que pode experimentar do próprio veneno, especialmente numa área notadamente problemática para a sua gestão como a saúde.
O senador Vital Filho, por exemplo, já mostrou que seu Governo praticamente triplicou os gastos com o Hospital de Trauma, após a terceirização com a Cruz Vermelha, passando de R$ 4,4 milhões para mais de R$ 11 milhões, sem que os serviços melhorassem. E, mais recentemente, quando provocou o ex-governador Cássio para um comparativo…
Ricardo afirmou que o tucano não abriu um só leito, quando governador. A resposta veio a jato, com o deputado Ruy Carneiro. Baseado em dados do Datasus (http://datasus.saude.gov.br/), Ruy acusou o governador de proferir inverdades: “Dizer que aumentou entre 600 e 800 o número de leitos, a depender da plateia é faltar com a verdade com o povo paraibano.”
“Conforme os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a Paraíba tem, atualmente, menos, 1.372 leitos reservados para o SUS em comparação ao que existia em 2011. Estes são números oficiais e o governador insiste nessa tese da mentira repetida”, pontuou o deputado, candidato a vice-governador, desafiando o governador “a provar o contrário dos números do Ministério da Saúde”.