Deputado protocola pedido de instalação da CPI do Avião
O deputado Gervásio Filho protocolou, na tarde desta terça (dia 17), o requerimento propondo a instalação da CPI do Avião. O objetivo é apurar a utilização da aeronave oficial do Estado, um King Air, pelo governador Ricardo Coutinho e a primeira-dama, Pâmela Bório, para fins de turismo particular, segundo o parlamentar.
Com 15 assinaturas, o documento seguiu para apreciação da procuradoria-geral da Assembleia, onde também está em análise outra comissão solicitada pelo peemedebista: a CPI o Jampa Digital. “Nós esperamos pelo parecer da procuradoria para dar início à indicação dos integrantes, porque os demais elementos já constam como um fato determinado”, afirmou Gervásio.
Na semana passada, a Assembleia convocou formalmente o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Chaves, para esclarecer o uso do avião King Air, da frota do Estado, em viagens não oficiais pelo governador e a primeira-dama. Mas, o coronel se recusou a comparecer. Segundo plano de voo, foram diversas viagens, desde dezembro do ano passado.
Algumas dessas viagens chamaram, particularmente, atenção do deputado, que denunciou o uso da aeronave para lazer. A primeira foi do governador RC e a primeira-dama entre 28 de dezembro de 2012 e 1 de janeiro de 2013 a Paraty, no Rio de Janeiro, onde passaram o réveillon. Nota do Governo informou que a viagem foi para assinar convênio com a Alpargatas.
A outra viagem que mais despertou curiosidade foi a da primeira-dama, em maio último, a Belo Horizonte, para receber uma premiação como “mulher influente” do jornal MG Turismo. Pâmela viajou acompanhada de uma comitiva de profissionais que foi cobrir o evento. Sobre essa viagem, o governador jamais de manifestou publicamente.