Deputados consideram ironia declarações de RC sobre Caravana
Alguns deputados entenderam como ironia as recentes declarações do governador Ricardo Coutinho, sobre a Caravana da Seca, que encerra, nesta sexta-feira (dia 7), sua peregrinação pelo Estado. O governador disse à Imprensa: “É bom mesmo os deputados percorrerem o Estado para conhecer melhor os problemas da Paraíba.”
Os deputados Janduhy Carneiro e Frei Anastácio, por exemplo, em contato com a Imprensa em Cajazeiras, estranharam: “Quem parece mesmo desconhecer a real situação em que o Estado se encontra é o governador, a julgar pelas tímidas ações para acudir as pessoas carentes atingidas pela seca”. Já Anastácio ponderou: “Ele é que deveria ter vindo na Caravana.”
O petista ainda indagou: “Nós estamos fazendo a nossa parte de verificar pessoalmente o problema, mas ele está fazendo a parte dele como governante?” Os deputados entendem que as ações do Governo do Estado são muit aquém do que poderia para acudir os flagelados. Eles devem levar esses relatos à Assembleia na próxima semana.
Segundo o deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia, a “Caravana da Seca cumpriu com sua missão de ir aonde os problemas estão ocorrendo e vai propor alternativas para socorrer os sertanejos mais atingidos”. A comissão da Caravana vai propor, no primeiro momento, a ampliação do número de carros-pipa, que estão insuficientes para ajudar os carentes.
Mas, deverá sugerir também a ampliação dos programas sociais tipo Bolsa Família e Garantia Safra, redução dos impostos incidentes sobre a ração animal e ressarcimento das prefeituras que tiveram redução do FPM, para que possam aplicar esses recursos em programas locais de ajuda aos necessitados. Segundo Marcelo, “os rebanhos foram praticamente dizimados”.
A pauta dos deputados será encaminhada aos Governos Estadual e Federal. “Esperamos que o Governo possa fazer a sua parte para minimizar os efeitos dessa seca, que é uma das maiores de que se tem notícia na Paraíba”, arrematou Ricardo Marcelo.