DESBLOQUEIO DE BENS… Recurso de Ricardo Coutinho contra TJ será julgado por ministro que assumiu relatoria e tem votado com réus da Calvário
Porteira que passa um boi… Há poucos dias, o ministro Sebastião Réis Júnior assumiu como relator da Operação Calvário junto ao Superior Tribunal de Justiça, após comandar várias decisões favoráveis aos réus, em oposição à ministra Laurita Vaz, a ex-relatora.
Uma das últimas ofensivas de Réis, foi comandar uma decisão em favor da soltura de Coriolano Coutinho, na 6ª Turma do STJ, contra um parecer contrário de Laurita. Coriolano não foi solto imediatamente, porque ainda cumpria prisão em outro processo.
Conhecido como magistrado simpático aos réus, Réis, então passou à condição de relator. Por mera coincidência, após a decisão favorável a Coriolano, os advogados de Ricardo Coutinho aproveitaram o bom momento e protocolaram um habeas corpus, no último dia 13…
Mas, já estava concluso para despacho do ministro, nesta quarta-feira. Na petição, os advogados querem o relaxamento de todas as cautelares e o desbloqueio dos bens do ex-governador, apontado como cabeça da organização criminosa desbaratada pelo Gaeco e teria desviado, a preço de hoje, mais de R$ 370 milhões.