Descontrole fiscal: Paraiba lidera lista negra de gastos com pessoal
Toda vez que se publica um ranking no Brasil, os paraibanos ficam de cabelo em pé. Quando o assunto é violência ou economia, então, é sempre de tirar o fôlego. Nos últimos dias, a Revista Exame trouxe a relação dos Estados que mais geraram empregos no ano. A Paraíba figurou como terceiro pior Estado do País: perdeu mais de nove mil empregos em três meses.
Agora, o jornal O Globo traz o ranking dos Estados que estão no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal em gastos com pessoal. E eis a Paraíba na lanterninha novamente. O Estado ultrapassou o limite da LRF, passou de 49% (ano passado) para 49,83 e lidera o desempenho negativo no Nordeste, que traz Pernambuco (45,19%), Alagoas (47,41%), Rio Grande do Norte (48,01%) e Sergipe (48,27%).
Segundo a reportagem, a Paraíba “pode sofrer punições, como não receber recursos federais ou contrair empréstimos. Nem no auge da crise econômica mundial, em 2009, quando as arrecadações do setor público sofreram quedas devido ao desaquecimento da economia, essa relação entre folha de pagamento e orçamento foi tão preocupante.”
E acrescenta: “Naquele ano, apesar de todas as adversidades, o número de estados que extrapolaram os limites da LRF foi menor (quatro). Para especialistas em finanças públicas, o cenário inspira cuidado e pode ser sinal de descontrole fiscal.” Mais em http://glo.bo/11JDdsu.
Essa informação fornecida pela Secretaria do Tesouro Nacional se confronta com o que tem afirmado o Governo do Estado. Segundo o governador, o Estado se encontra com as finanças equilibradas, e os pagamentos em dia. O detalhe, no entanto, é a escalada de contratações num ano pré-eleitoral, que já compromete as finanças e sinaliza para um descontrole fiscal.