Desgaste com onda de terceirizações leva governador anunciar concurso para o magistério
Menos de um mês após terceirizar a Educação (mais de 650 escolas estaduais), o governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta segunda (dia 25), que pretende realizar um concurso público com mil vagas para o magistério. Anunciou, inclusive, que o edital do concurso será oficialmente divulgado no próximo dia 5 de outubro.
O anúncio foi feito através de um vídeo no Instagram. Em princípio, serão ofertadas 200 vagas para professor de Língua Portuguesa e 200 para Matemática, enquanto Geografia, História, Biologia e Química terão 300 vagas ao todo, Física (60), 40 para Língua Inglesa e Educação Física (80), Sociologia, Filosofia e Artes (60 vagas).
As vagas serão distribuídas entre as 14 Gerências Regionais de Educação do Estado. As provas deverão ser realizadas nos municípios sede de cada Gerência Regional.
Desgaste – O anúncio vem logo após a realização de uma pesquisa interna, que revelou a existência de um grande desgaste do Governo por conta da terceirização da Educação e também da Segurança Pública. O detalhe é que as contratações dos concursados dificilmente serão realizadas este ano. A conta, pelo que se vê, será paga pelo próximo Governo.