Desmoronamento dos girassóis: secretária pede demissão, Agra demite mais um e Bira é ameaçado
Segue o desmoronamento do antigo coletivo girassol. O processo se iniciou com o acirramento das escaramuças entre o prefeito Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho, e culminou com a disputa no congresso do PSB. Na sequencia, veio a desfiliação de Agra do PSB e, desde então, tem sido intensa a troca de farpas, com retaliações de parte a parte.
Primeiro, veio a ruidosa demissão do secretário Lau Siqueira que, horas antes, havia criticado o prefeito por causa da demissão de uma servidora da Defesa Civil. Então, seguiu-se pesada troca de mensagens pelo twitter entre Lau, Agra e a primeira-dama Pâmela Bório. O prefeito foi tachado de covarde, traidor e bobo, acusado de ter sido usado por Nonato Bandeira.
Um dia após Agra anunciar apoio à candidatura de Luciano Cartaxo, com a indicação de Nonato Bandeira para vice, a secretária Ariane Sá (esposa do secretário Lúcio Flávio – Casa Civil) anunciou afastamento da pasta de Educação. Ato contínuo, Agra confirmou a demissão do adjunto da Secretaria de Habitação, Gedimar Alves dos Santos.
Então, foi a vez do presidente do PT, Antônio Barbosa, avisar que o vereador Bira, defensor assumido das bandeiras de Luciano Agra, terá que se incorporar à campanha da candidata Estelizabel Bezerra, deixando no ar a possibilidade de sequer ter legenda para disputar a reeleição. Bira precisou ir à Justiça para obter cópia da ata do congresso que homologou sua candidatura.
Barbosa também mandou um duro recado à secretária Roseana Meira. Ele praticamente intimou a secretária a pedir desfiliação do partido. Para Antônio Barbosa, não tem sentido sua permanência no partido, após a desfiliação do prefeito Agra: “Espero que ela tenha dignidade e peça sua desfiliação tambem.” Ficou a impressão de que, não ele não se desfiliar, poderá ser expulsa.
Na Câmara, a vereadora Sandra Marrocos abriu fogo contra o prefeito Agra. Cobrou dele compromisso com a cidade de João Pessoa, e voltou a acusar o prefeito de ter traído o partido e sua militância. Reafirmou que o mandato não é dele, mas do PSB. Agra deu calado como resposta. Para as próximas horas, espera-se mais troca de artilharia entre os dois grupos.
Comentam-se nos bastidores que a secretária Nézia Gomes (Políticas Públicas para as Mulheres) seria a próxima da lista, uma vez que tem assumido, publicamente, sua preferência pela candidatura de Estelizabel Bezerra.