A Paraíba terá, pela primeira vez, um representante num dos conselhos mais importantes da ONU. Trata-se do auditor de Controle Externo Emmanuel Teixeira Burity que foi nomeado atuar no projeto Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas da União.
O órgão é responsável por fiscalizar a destinação de recursos da instituição internacional aos seus fundos e programas. Emmanuel, inclusive, já foi liberado pelo conselheiro-presidente Fábio Nogueira, atendendo solicitação do ministro Vital do Rego (TCU).
A inclusão do Brasil no seleto grupo de países que audita programas da ONU é uma chance de contribuir ativamente para a melhoria de iniciativas que impactam vidas em diversas partes do mundo, destacou o diretor da auditoria e fiscalização do TCE, Eduardo Albuquerque
“Sua participação na equipe de auditoria da ONU, promovida pela Secretaria de Controle Externo da Organização das Nações Unidas (SecexONU), é vista como um passo significativo de colaboração entre as entidades auditoras do Brasil e os processos globais de governança”, destaca o ofício de Nogueira.
Conselho – O Conselho de Auditores da ONU é composto por integrantes de três países-membros da ONU, eleitos para mandatos de seis anos. O Brasil ocupa a vaga que, antes, pertencia ao Chile, e atuará simultaneamente com os representantes indicados pela China e pela França.