A apuração realizada pela empresa paraibana AtivaWeb ganhou repercussão no jornal O Globo, e aponta que o presidente Lula perdeu um milhão de seguidores nas redes sociais, nos últimos seis meses, na esteira de crises como o Pix, que ainda causa estragos, além das fraudes no INSS e o aumento do IOF.
Ainda segundo O Globo, também “provocaram picos de menções negativas, que se repetiram aos longos dos últimos meses, reiteradas declarações da primeira-dama Janja da Silva”. De acordo com o apurado pela empresa AtivaWeb, repercussão foi maior no Nordeste, tradicional base de Lula.
Em abril, segundo a Ativaweb, Lula perdeu cerca de 240 mil seguidores. Nos meses anteriores, foram menos 180 mil em janeiro, queda de 195 mil em fevereiro e de 195 mil em março. Em maio, a redução foi de 190 mil seguidores nas redes do presidente. O efeito é principalmente nas plataformas do Facebook, Instagram e X.
Ainda em abril, de acordo com o levantamento, 79% das menções a Lula nas redes foram negativas, com um pico de 2,8 milhões de críticas em um intervalo de 24 horas.
Guerra digital – Entre os principais termos associados ao presidente no ambiente digital entre janeiro e maio, a agência apontou “despreparo”, “desconexão”, “populismo”, “roubo”, “INSS” e “cadê a picanha”. “Quem perde a guerra digital, perde o poder de convencer. E Lula, até aqui, perdeu o controle da sua imagem no ambiente mais decisivo da opinião pública atual: as redes”, disse Alek Maracajá, diretor da Ativaweb.
Empresa – A AtivaWeb é uma empresa do publicitário Alek Maracajá, que tem se especializado em realizar prospecções na Internet, apontando tendências especialmente nas redes sociais. Alek é autor do livro “Brasil digital”, lançado em março último no Senado Federal.