DEU NA REVISTA PIAUÍ Campina é destaque nacional com o desenvolvimento de respiradores baixo custo e cidade-polo de inovação tecnológica
Talvez alguns paraibanos não saibam, mas está em Campina Grande a única instituição do País que em uma linha da manufatura de protótipos de equipamentos médicos certificada pela Anvisa. Trata-se do Nutes (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde), órgão da Universidade Estadual da Paraíba.
O registro está na última edição da revista Piauí (mais em https://bit.ly/2WwXEjD). Segundo a reportagem, no início da pandemia, os pesquisadores do Nutes começaram a desenvolver um protótipo de ventilador pulmonar, utilizado em pacientes com Covid, com preços muito abaixo do mercado.
Diz a revista: “O primeiro protótipo ficou pronto em um mês, ao custo de R$ 8 mil, valor bancado com recursos do laboratório e de professores. ‘É um custo bem competitivo. Antes da pandemia, um ventilador de UTI custava cerca de 60 mil reais. Depois, virou uma loucura: o preço subiu três, quatro vezes’, diz à piauí o engenheiro biomédico Eduardo Valadares, de 46 anos, professor da UEPB que integra o projeto.”
Ainda segundo a Piauí, “a criação dos ventiladores pulmonares não é a única tarefa a que se dedicam atualmente os pesquisadores de Campina Grande. A cidade continua sendo a capital brasileira das festas juninas, mas também é um fervilhante polo de inovação tecnológica do país – um ecossistema de alto impacto, como foi classificada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.”