DEU NO ESTADÃO Ciro é condenado na Justiça por ofensas a Manuel Jr e pode complicar sua candidatura
Ganhou repercussão nacional decisão da Justiça de Brasília, condenando o ex-ministro Ciro Gomes a uma indenização de R$ 20 mil, por conta de ofensas dirigidas ao vice-prefeito Manuel Júnior. O xingamento ocorreu em 2015, quando o então deputado Manuel Júnior era cotado para assumir o Ministério da Saúde no Governo Dilma, e foi tachado por Ciro de ser “picareta” e “semianalfabeto”.
O então deputado decidiu acionar Ciro na Justiça, entendendo ter sido ofendido. Manuel Júnior lembrou o histórico de agressões verbais do ex-ministro contra servidores, outros políticos e até adolescentes que faziam uma manifestação defronte sua casa, no ano passado. Ciro é pré-candidato a presidente da República, pelo PDT. A condenação pode complicar a sua candidatura.
Conforme registro de O Estadão, que teve acesso à decisão, “o emedebista (Manuel Júnior) disse na ação que perdeu a vaga de ministro após os ataques. Ciro justificou ter falado ‘no calor das emoções típicas do meio político’. Na decisão, o juiz Luís Miranda rebateu: “Cautela e comedimento nas palavras são atemporais”.
Diz ainda O Estadão: “Rolando Lero – Ciro Gomes se referia à crise política pela qual passava o País em 2015, ano que antecedeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Quis criticar a indicação de um emedebista ao cargo”, afirmou na ação.
Puxão de orelha – A sentença foi dada na última sexta. Na conclusão, o juiz cita, ainda, o fato de Ciro ter chamado o vice-prefeito de “semianalfabeto” de forma pejorativa, uma vez que ele é médico, para concluir que houve violação da honra. Cabe recurso.” Mais em https://goo.gl/89R3v4
A íntegra da decisão estão em https://goo.gl/qjS5MJ