DEU NO METRÓPOLES… Servidores do Ibama/PB em pé de guerra rejeitam novo superintendente e acionam MPF contra nomeação
O clima é de queimadas no Ibama da Paraíba, nas últimas horas, com poucos bombeiros para conter as labaredas. Os servidores decidiram acionar o Ministério Público Federal contra a nomeação do novo superintente, o engenheiro ambiental Gustavo da Costa Dantas.
O caso ganhou, inclusive, repercussão nacional, no Portal Metróples. Segundo o site, Gustavo é uma pessoa de apenas 28 anos e “tem como experiência apenas um estágio e a vice-presidência de um centro acadêmico”, da Universidade Federal de Campina Grande, onde foi formado.
A temperatura está elevada no órgão ambiental, desde que os servidores decidiram acionar o MFF, último dia 11, através da Asibama (Associação dos Servidores do Ibama). Na petição, a entidade alega que o engenheiro nomeado é recém-formado, com pouca experiência na área, e que sua nomeação se deu por razões políticas.
Diz a nota da Associação: “Em plena exposição midiática da crise climática ambiental no Brasil, resultado de décadas de faz-de-conta e desmantelo do Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente), servidores do Ibama na PB foram surpreendidos com a célere tramitação de um processo de nomeação para a Suspe/PB (Superintendência).”
O ponto mais nevrálgico da nomeação é o fato de Gustavo não ser dos quadros do Ibama. Na nota, a entidade pontua que o engenheiro indicado “para ocupar o cargo máximo do Ibama na PB não pertence ao quadro de servidores e não tem qualquer experiência profissional e de gestão pública que habilite ao cargo”.
Na nota reproduzida pelo Portal Metrópoles, os servidores alertam: “Essa nomeação vai na contramão do fortalecimento das instituições necessárias à proteção ambiental e reflete desrespeito e indiferença tanto à importância da função quanto à própria instituição”.