DEU NO METROPOLES (vídeo) Deputado que confessou ter usado fake news em 2022 é flagrado praticando rachadinha
Um áudio publicado pela portal Metropoles viralizou nas redes, em função do controvertido personagem que envolve e também por conta da prática, que já levou ao indiciamento de outros parlamentares.
Trata-se do deputado André Janones (Avante) que, em mais de uma oportunidade, atacou outros deputados, com acusações similares que, agora, pego em flagrante, percebe-se como ele é adepto do: acuse seus inimigos daquilo que você pratica.
A prática: rachadinha. Em áudio publicado pelo Metropoles, Janones cobra de assessores lotados em seu gabinete que disponibilizem parte dos salários para pagar suas despesas pessoais.
De acordo com entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, em julgamento de casos anteriores, a prática configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e é passível de inelegibilidade.
Teor do áudio: “Algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. ‘Ah isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome’. Não é. Porque eu devolver salário, você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser.”
Trajetória – Janones teve algum protagonismo na política nacional em 2022, quando anunciou pré-candidatura a presidente da República. Depois, ele se retirou do pleito para coordenar as redes sociais da campanha de Lula, que venceu a eleição.
No segundo turno, o deputado teve atuação marcante nas redes. Ele chegou a admitir, em seu livro, Janonismo Cultural, ter feito uso de fake news, para tentar desestabilizar o então presidente Jair Bolsonaro e favorecer o petista.
CONFIRA O ÁUDIO…
(mais em https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/rachadinha-janones)