DEU RUIM Prefeita do Conde é condenada por desvio de recursos públicos para bancar viagem à Argentina

A prefeita Karla Pimentel (Conde) vai passar o Carnaval em ritmo de sobressalto. Ela acaba de ser condenada pela juíza Lessandra Nara Torres Silva (Vara Única da Comarca de Condepor ter utilizado indevidamente recursos públicos para bancar viagem à Argentina, em fevereiro de 2023, fato que foi amplamente divulgado em redes sociais pela própria prefeita.

A ex-procuradora-geral do município, Patrícia Sales Farias, também foi condenada na mesma ação, que originou-se a partir de uma denúncia do Ministério Público da Paraíba. Em sua decisão, a magistrada determinou o pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor gasto indevidamente, por ter restado comprovado que a viagem foi para fins pessoais e não a serviço do Município.

Karla negou, em sua defesa, ter cometido irregularidades com os recursos públicos. Em nota, afirmou confiar “na Justiça e na correta interpretação dos fatos”, e antecipou que, ao ser notificada da decisão, irá acionar os seus advogados para apresentarem recursos. Sua condenação, se mantida, pode servir de estopim para movimentação na Câmara Municipal contra seu mandato.

Pra entender – Acionado, o MPPB investigou as movimentações financeiras do Município no Portal da Transparência, e encontrou dois empenhos no valor de R$ 4 mil cada, que era destinados a cobrir despesas de uma viagem de cinco dias a Buenos Aires.

Ao ser provocada, Karla alegou que o objetivo da viagem era promover parcerias e o turismo local. Porém, ainda segundo as investigações, não ficou comprovado que a gestora tenha realizado uma agenda oficial, como reuniões com instituições ou autoridades argentinas, para fins de promocação da cidade do Conde.

Já a Embaixada do Brasil na Argentina, acionada pelo MPPB, informou não haver registros de solicitação de encontros por parte da comitiva de Conde durante o período da viagem. Foi quando o Ministério Público decidiu apresentar a denúncia contra Karla.