Dia do professor: Estado paga salário três vezes inferior à Prefeitura
Curioso o que se constatou neste dia do professor. Enquanto a Prefeitura de João Pessoa confirmou pagar o quarto maior salário dentre as capitais brasileiras, o Governo do Estado segue descumprindo o plano de cargos dos docentes. Para se ter uma ideia, um professor da rede municipal ganha, em média, três vezes mais do que um colega da rede estadual. Não tem comparação.
E olha que o fato de pagar o quarto melhor salário do País não significa que paga uma fábula aos seus professores. Mas, dá bem a noção que estão passando os docentes sob gestão girassol. Sem bem que essa realidade não é de hoje. Mas, pelo que prometia à exaustão na campanha de 2010, esperava-se num governo RC a redenção de algumas categorias. Não apenas não houve como piorou.
De cara, o governador RC não cumpre o plano de cargos dos docentes, que vem dos tempos da gestão Cássio Cunha Lima II e foi mantido no Governo Maranhão III. Os sindicalistas costumam afirmar que o governador “rasgou o plano de cargos e descumpre o Piso Nacional e paga um dos piores salários do País”. Pior: não tem diálogo com a categoria, porque, certamente, não tem educação como prioridade.
Tanto não tem que fechou mais de 230 escolas pelo Estado afora. Fechou. Não tem justificativa. O maior atestado de incompetência de um gestor é fechar estabelecimentos de ensino. Porque, se alegar falta de alunos, irá admitir que não teve capacidade de atrair os jovens para a sala de aula, como é de seu dever. Devia saber que não existe qualquer saída para o futuro que não seja pela via da educação.
Então, o dia do professor na Paraíba tem mais cara de velório. Para todos. Porém, muito especialmente para o pessoal da rede estadual.