DIFERENÇA DE 2,3%… Segunda pesquisa Paraná indica empate técnico entre Lula (46,9%) e Bolsonaro (44,5%)
O Blog decidiu não publicar pesquisas nacionais de alguns institutos, por conta do erro grosseiro que cometeram no primeiro turno, especialmente Ipec (sarcófago do Ibope), Datafolha (que davam vitória de Lula) e Brasmarket (que sinalizava vitória de Bolsonaro).
Houve uma exceção, o Instituto Paraná que, apesar de também ter errado em seus prognósticos, pelo menos se aproximou do resultado. O Paraná, como se sabe, deu, em sua última pesquisa no primeiro turno, Lula (PT) 47,1% de votos válidos, enquanto Bolsonaro (PL), vinha com 40%. Margem 7% pró Lula.
Mas, quando as urnas foram abertas, apresentaram o seguinte resultado: Lula, conquistou 48,43% do eleitorado e Bolsonaro, 43,20%, uma diferença de aproximadamente 5%. Tudo bem, a diferença a mais ocorreu na margem de erro, entretanto.
Primeira pesquisa – Log após a virada do primeiro turno, o Instituto Paraná trouxe os seguintes números: Lula liderando com 47,6% ante 44,1% de Bolsonaro. Brancos e nulos correspondem a 4,8%. Comparando com os dados das urnas, Lula oscilou um ponto percentual pra baixo, enquanto Bolsonaro, um ponto pra cima.
Com esses números, a diferença em favor do petista, pelo menos em tese, caiu de 5% (apurado nas urnas) para 3,5%.
Segunda pesquisa – Agora, o instituto publica sua segunda pesquisa, apresentando os seguintes dados: Lula tem 46,9% das intenções, contra 44,5% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%. Os que não sabem ou não responderam representam 3,6%.
Agora, a diferença de Lula sobre Bolsonaro caiu de 3,5% (da pesquisa anterior) para 2,3%. Considerando apenas os votos válidos (sem brancos e nulos), Lula tem 51,3% das intenções de votos, e Bolsonaro, 48,7%.
Serviço – O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas com recursos próprios. Foram entrevistadas 2.020 pessoas face a face entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.