Dilma e Campos crescem mas Copa não altera (substancialmente) quadro da disputa
A Copa do Mundo não está afetando a corrida presidencial. Pelo menos até agora. É o que mostra a última pesquisa Datafolha, revelando novos números de intenção de votos pela Presidência da República. Dilma segue na dianteira, agora com 38% (era 34%), seguida à distância por Aécio Neves (20%) e Eduardo Campos (9%). O dado novo é o pastor Everaldo, do PSC, que já tem 4%.
Pelos novos dados, há um empate entre o percentual da presidente Dilma e a soma dos demais candidatos, ou seja, o limite para a ocorrência de segundo turno, possibilidade internamente descartada há um ano. O outro detalhe é que, contrariando alguns prognósticos, a realização da Copa não alterou o quadro da disputa. Os candidatos apenas têm oscilado na margem de erro.
Permanece, no entanto, a incógnita com respeito à Copa. Será que se o Brasil, desafortunadamente, sofrer algum revés a partir de agora, os brasileiros vão manter o mesmo humor em relação ao Palácio do Planalto? A preço de hoje, o que se vê é que as manifestações prometidas contra a Copa não vingaram, e a presidente Dilma segue na dianteira. Mas, não custa lembrar que, em novembro do ano passado, os números eram outros
Naquela pesquisa Datafolha, a presidente Dilma vinha com 47% da intenção de votos, enquanto o tucano Aécio Neves tinha 19%, e Eduardo Campos surpreendia ao atacar com 16%. Desde então, como se vê, Dilma e Eduardo Campos caíram muito, enquanto Aécio se mantém nos mesmos patamares.