Dilma e Lula se unem ao PMDB para derrotar o PSB de Ricardo
Pouca gente se apercebeu que, diferente de outras viagens a João Pessoa, desta vez o ex-presidente Lula não manteve qualquer contato com o governador Ricardo Coutinho. Pelo menos não de conhecimento público. Pelo visto, Lula está de combinação com a presidente Dilma Roussef, cuja estratégia é derrotar o PSB de RC, porque sabe que enfrentará o partido em 2014.
Bate com informação do Blog do prestigiado colunista Cláudio Humberto “Contra o PSB”, que diz: “Dilma quer PT e PMDB unidos desde agora para combater a reeleição dos governadores do PSB na Paraíba e no Piauí, além de enfrentar o candidato do cearense Cid Gomes à própria sucessão. Na Paraíba, o plano é “empurrar” o governador Ricardo Coutinho a ser aliar ao PSDB.”
O clima entre os dois partidos tem se acirrado, desde que o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, admitiu disputar a Presidência em 2014. Além do mais, rompeu uma aliança histórica com o PT de Pernambuco para lançar um candidato próprio à Prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, que, aliás, elegeu no primeiro turno, após disputa contra Humberto Costa, candidato de Lula.
O que ainda mantém certa aparência na relação entre os dois partidos é aliança em São Paulo, em torno da candidatura do ex-ministro Fernando Haddad. Mas, que registrou algumas fissuras, depois que a deputada socialista Luíza Erundina desistiu de compor a chapa como candidata a vice de Haddad.
Depois da passagem de Lula por João Pessoa, subindo no palanque do petista Luciano Cartaxo, em Mangabeira, próximo dia 8 será a vez do governador Campos desembarcar por essas paragens. Ele vem, em princípio, para comemorar o crescimento do PSB no Estado. O partido perdeu João Pessoa, mas venceu em mais de 30 municípios.