Dilma e Marina oscilam para baixo e Aécio reage, diz Ibope
Há uma novidade na última pesquisa Ibope, publicada nesta terça (dia 16): o crescimento do tucano Aécio Neves, que passou de 15% (na pesquisa anterior da semana passada) para 19%. Chamou atenção. Já a presidente Dilma apresentou baixa, passando de 39% (quando demonstrava poder de reação) para 36%, enquanto Marina perdeu apenas um ponto percentual: de 31% para 30%.
Os números parecem indicar certa reação de Aécio Neves, enquanto Dilma e Marina aparentemente estacionaram em patamares já previstos. Apesar de que a queda de Dilma, ainda que na margem de erro, pode ter outro significado nessa reta final da campanha. Há um sentimento crescente de fadiga em relação ao tempo prolongado do PT no Governo.
Se somarmos a intenção de votos de Marina (30%) e Aécio (19%) teremos 49%, praticamente a metade dos brasileiros entrevistados, a julgar os números do Ibope como verdadeiros, demonstram simpatia pela oposição. E temos menos de 20 dias pela frente até o veredicto das urnas.
Segundo turno – Na projeção de segundo turno, ainda segundo o Ibope, houve pouca alteração, numa previsível disputa entre Marina e Dilma. Com um pequeno aumento de vantagem de Marinha sobre Dilma. O placar seria de 43% a 40% favorável à socialista d0 Rede. Na semana passada, era 42% a 41%.