Dilma recebe Caravana da Seca, analisa sugestões e agenda reunião em Brasília
A presidente Dilma recebeu, na manhã desta segunda (dia 4), o presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo, e demais integrantes da chamada Caravana da Seca, para discutir o problema da estiagem no Estado. A presidente também ficou de definir uma data para que representantes do movimento sejam recebidos pelos ministros da área econômica.
O encontro ocorreu antes da inauguração de apartamentos no Jardim Veneza. Ricardo Marcelo fez uma breve introdução do que foi a Caravana da Seca e, em seguida, o deputado Assis Quintans fez uma explanação dos problemas testemunhados durante a peregrinação pelo Estado e sugestão de soluções. Em seguida, entregou uma cópia desse dossiê à presidente.
Imediatamente, Dilma convocou o ministro Fernando Bezerra (Integração): “Ministro, quero que o senhor leia esse documento e me traga o assunto para a próxima audiência em Brasília.” Quintans ainda fez um apelo pelas 111 mil famílias de pequenos produtores rurais, que se encontram endividados, não têm como pagar e correm risco de perder suas propriedades.
Por fim, o deputado entregou uma cópia da chamada Carta da Paraíba, lembrando que o documento tem o endosso de mais de 200 mil assinaturas: “Rogamos que os ministros da área econômica encontrem um espaço em sua agenda para receber os representantes do movimento, para que possamos debates soluções definitivas para o enfrentamento da seca.” Dilma ficou de definir a agenda.
Quem também se manifestou foi o secretário Efraim Morais (Infraestrutura), que falou em nome dos pequenos produtores de cana-de-açúcar ue não tem como competir com os produtores do Sudeste. Estiveram presentes no encontro, além de Ricardo Marcelo, Quintans e Efraim, os deputados Anísio Maia (PT), Caio Roberto (PR), Frei Anastácio (PT), José Aldemir (PEN) e Raniery Paulino (PMDB).