DINHEIRO DA PANDEMIA Seis governadores, além de Witzel, são investigados pela PF e podem cair na malha do STJ
Reportagem da revista Veja indica que, após o afastamento e indiciamento de Wilson Witzel, outros governadores podem sofrer sanções por parte do Superior Tribunal Federal, além de Wilson Lima (AM) e Hélder Barbalho (PA). Seriam cinco governadores envolvidos em fraudes na aplicação dos recursos destinados ao combate à Covid-19.
“Há 39 investigações em andamento desde o início da pandemia. A primeira foi aberta na Paraíba, em 23 de abril. A última, no Piauí, há pouco mais de quinze dias. O avanço dos criminosos sobre o dinheiro destinado à pandemia é tamanho que a PF criou uma central em Brasília apenas para acompanhar o andamento dos inquéritos que apuram o destino de verbas repassadas pelo governo federal”, diz a Veja (imagem abaixo).
Investigadores já teriam apurado dos cerca de R$ 1,3 bilhão liberados pelo governo federal em contratos firmados por prefeitos e governadores, estima-se que o prejuízo aos cofres públicos, apenas nesses casos, pode ter chegado a R$ 775 milhões, ou seja, praticamente a metade dos recursos destinados ao combate direto à pandemia.
Diz ainda a Veja: “A diferença entre a medida imposta a Witzel e a provável ofensiva contra esses governadores é a tendência de que os casos deles sejam analisados diretamente pela Corte Especial, formada pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, e não monocraticamente pelo ministro relator.” (Mais em https://bit.ly/2DO6pfO)