DINHEIRO NA CUECA (vídeo) Berg Lima é condenado com a perda de mandato e tem direitos políticos cassados por 8 anos
Já se vão quase três, desde que o prefeito Berg Lima (Bayeux) foi preso em flagrante, recebendo propinas de R$ 3,5 mil, de um empresário da cidade e pôs o dinheiro na… cueca (reveja vídeo abaixo). Desde então, foi preso, perdeu o mandato. Depois, conseguiu ser solto e, de forma absolutamente surpreendente, recuperou o mandato. Mas, acaba de perder novamente. Porém, não deixará o cargo imediatamente. Aguardará julgamento de liminar no Superior Tribunal de Justiça.
Em decisão unânime da 3ª Vara Civil, nesta terça (dia 3), os desembargadores Marcos Cavalcanti (relator), Saulo Benevides e Luiz Júnior (substituto de Maria das Graças Guedes) condenaram o prefeito a perda do mandato, além dos direitos políticos. Com isso, deve ser apeado do cargo após ser determinado o cumprimento da sentença.
Histórico – Berg Lima já havia sido condenado a ressarcir o município em R$ 11.500,00, perda do cargo de Prefeito, pagamento de multa civil, equivalente ao dobro da quantia ilicitamente recebida, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo período de 10 anos.
Insatisfeito com a sentença, ele recorreu ao Tribunal de Justiça, alegando não ter cometido crime, pois as quantias recebidas não eram verbas públicas, mas particulares e que não existiu negociação de valores ou sua manifestação no sentido de que beneficiaria o empresário em troca daquele dinheiro, posto que, segundo ele, a quantia recebida se tratava de empréstimo para o empresário João Paulino.
Mas, não convenceu aos desembargadores da Câmara Civil.
Histórico – Berg Lima, como se sabe, após se eleger prefeito de Bayeux como uma esperança de renovação, foi flagrado pelo Ministério Público recebendo propina de um empresário, em troca de pagamentos pela prefeitura. Foi preso, afastado da prefeitura, mas, após uma série de ações que dinamitaram seu vice (Luiz Antônio) e o presidente da Câmara (Noquinha), conseguiu retornar ao poder.
CONFIRA VÍDEO DO RECEBIMENTO DE PROPINAS…